terça-feira, 30 de julho de 2013

Nasce um esboço

Comecei a pensar em como seria a construção da minha impressora. Como o objetivo é diversão e aprender pelo caminho, não pretendo comprar nenhum kit e vou tentar aproveitar o os materiais que eu tenha ou consiga por perto.

O projeto base é o original do Nophead que está no Thinginverse,  Nophead é um ativo membro da comunidade RepRap e sempre tem alguma coisa interessante em seu blog 

Em geral uma RepRap é dividida em algumas "classes" de materiais e eu vou usar mais ou menos essa divisão como WBS do meu projeto (ai ai ai , muito tempo trabalhando com PMPs e PMI ).  São elas:

Frame - é o quadro que sustenta e dá forma à impressora.
Decidi fazer o frame em MDF 6mm, depois de procurar um pouco encontrei esta empresa em São Paulo que me entrega o frame cortado a Laser por um custo menor do que comprar o material para cortar em casa (tá, eu sei que eu defendi a possibilidade de fazer em casa, mas o bolso também conta.)

Guias e Rolamentos - São as partes mecânicas que possibilitam a movimentação nos três eixos (XYZ) para a impressão dos objetos, são em grande parte responsáveis pela qualidade final dos objetos impressos, pois quaisquer ondulações ou vibrações serão transmitidas aos objetos.

Motores - são responsáveis pela movimentação dos eixos e também pela alimentação do filamento de plástico que formará a peça impressa. o Motores são itens críticos, pois deles dependem a velocidade de impressão, a resolução da impressora entre outras coisas.

Polias e correias - Transferem o movimento dos motores para as  partes moveis da impressora ("extruder" e mesa).

Extruder - É a "cabeça de impressão", responsável por tracionar o filamento de plástico que será usado na impressão e alimentar o "Hot end".
o Grupo de Estudos RepRapBR aprimorou um desenho já consagrado, criando uma versão brasileira, pretendo usar essa versão. Aqui tem um pouco da história do extruder. e ele está disponível para download no Thinginverse ( http://www.thingiverse.com/thing:40642 )

Hot end - É a parte que efetivamente derrete o plástico e deposita sobre a mesa, dando forma à peça que será impressa. Esta é uma das únicas partes de uma RepRap que é fabricado exclusivamente para ser usado nelas (ou 3dprinters em geral). preciso decidir que bico usar. ainda não sei.

Mesa aquecida - é uma base onde o extruder/hot end vão depositar as camadas de plástico para formar a peça, alguns plásticos tendem a rachar, encolher ou descolar durante o processo, mantendo-se a mesa aquecida é possível melhorar o desempenho da impressora.
Existem varias opções para a mesa aquecida, ainda não decidi o que vou fazer, talvez eu comece sem a mesa aquecida.

Eletrônica
é a parte que controla a maquina toda, a placa de controle (ou CPU) recebe as informações do computador e traduz isso em deslocamentos nos eixos, acionando os "drivers" que controlam os motores. a placa de controle também gerencia a temperatura do hot end e da mesa aquecida, controlando a energia entregue e evitando flutuações muito grandes, que resultariam em defeitos nas peças.

Plásticos - São as peças especiais e especificas para cada modelo de impressora, aqui aparece o conceito de RepRap, você imprime estas peças em uma outra RepRap de forma que uma impressora pode reproduzir parte de si mesmo.

Bom, falei duas vezes no Thinginverse mas não expliquei muito. O Thinginverse é, na minha opinião, o maior repositório de conhecimento 3D que existe. Basicamente, as pessoas compartilham seus desenvolvimentos e criatividade, desde simples peças como um porta lápis ou uma capinha pra celular até projetos completos como o caso da Mendel90 e muitos outros. não dá pra imaginar o mundo da impressão 3D sem o Thinginverse.

Já é bastante por hora, vou encomendar o frame e começar a avaliar as outras partes.

Guilherme


quinta-feira, 25 de julho de 2013

Eu não preciso de uma impressora 3D!!!


A muito tempo venho acompanhando o mundo das Rep Raps, principalmente em grupos de discussão e blogs, como por exemplo o excelente grupo de estudos RepRapBR. Sempre acompanhei sem pensar em montar uma, afinal....... eu não preciso de uma impressora 3d!! e, quem me conhece sabe que eu já tenho projetos suficientes em andamento/inacabados.

Mas a verdade é que esse mundo é tão fascinante e as possibilidades são tantas que estou perdendo a briga contra a vontade de montar uma só por diversão.

A "peleja" estava equilibrada enquanto eu via a Prussa Mendel, como a única real possibilidade para montar uma impressora 3D.


Vamos ser honestos... é bem feia a danada!! Entretanto essa é a impressora com mais informação, documentação e "guides" disponíveis na internet, não é a toa que é uma das mais montadas.

Um belo dia conheci a Mendel 90, um projeto bastante enxuto e muito mais "clean".



Ai a briga desequilibrou. acabei perdendo a batalha e decidi montar uma.

A grande vantagem desse tipo de impressora é que o quadro ("frame") é formado por placas cortadas a 90 graus, ou seja demanda muito menos ajustes e alinhamentos, tambem confere robustez ao conjunto.
 
Aparentemente RepRaps com quadros de chapa estão virando uma tendência (Prussa I3, RepRap Air e outras). A meu ver a grande vantagem da Mendel 90 é que como os cortes são retos, é possível fabricar o quadro manualmente com algum cuidado e ferramentas simples. ao contrario de outras onde os quadros sofisticados são cortados à Laser. Claro que isso simplifica a montagem e adiciona recursos, mas me parece  fugir um pouco do conceito de RepRap, que, afinal, é uma maquina que pode ser replicada por ela mesma, usando partes impressas e incluindo materiais disponível no mercado.

A Mendel90 da foto foi construída em ACM - Material composto de duas chapas finas de Alumínio "recheadas" de um polimero, esse material é normalmente usado em revestimento de fachadas na construção civil. tem a vantagem de ser leve e resistente além de muito bonito, ouvi comentários de que o material é flexível demais, e a opção em MDF parece mais robusta.

Bom, dessa historia nasceu a ideia de escrever este blog, pretendo ir postando minha evolução, descobertas e problemas, acompanhem.

Guilherme