quinta-feira, 25 de julho de 2013

Eu não preciso de uma impressora 3D!!!


A muito tempo venho acompanhando o mundo das Rep Raps, principalmente em grupos de discussão e blogs, como por exemplo o excelente grupo de estudos RepRapBR. Sempre acompanhei sem pensar em montar uma, afinal....... eu não preciso de uma impressora 3d!! e, quem me conhece sabe que eu já tenho projetos suficientes em andamento/inacabados.

Mas a verdade é que esse mundo é tão fascinante e as possibilidades são tantas que estou perdendo a briga contra a vontade de montar uma só por diversão.

A "peleja" estava equilibrada enquanto eu via a Prussa Mendel, como a única real possibilidade para montar uma impressora 3D.


Vamos ser honestos... é bem feia a danada!! Entretanto essa é a impressora com mais informação, documentação e "guides" disponíveis na internet, não é a toa que é uma das mais montadas.

Um belo dia conheci a Mendel 90, um projeto bastante enxuto e muito mais "clean".



Ai a briga desequilibrou. acabei perdendo a batalha e decidi montar uma.

A grande vantagem desse tipo de impressora é que o quadro ("frame") é formado por placas cortadas a 90 graus, ou seja demanda muito menos ajustes e alinhamentos, tambem confere robustez ao conjunto.
 
Aparentemente RepRaps com quadros de chapa estão virando uma tendência (Prussa I3, RepRap Air e outras). A meu ver a grande vantagem da Mendel 90 é que como os cortes são retos, é possível fabricar o quadro manualmente com algum cuidado e ferramentas simples. ao contrario de outras onde os quadros sofisticados são cortados à Laser. Claro que isso simplifica a montagem e adiciona recursos, mas me parece  fugir um pouco do conceito de RepRap, que, afinal, é uma maquina que pode ser replicada por ela mesma, usando partes impressas e incluindo materiais disponível no mercado.

A Mendel90 da foto foi construída em ACM - Material composto de duas chapas finas de Alumínio "recheadas" de um polimero, esse material é normalmente usado em revestimento de fachadas na construção civil. tem a vantagem de ser leve e resistente além de muito bonito, ouvi comentários de que o material é flexível demais, e a opção em MDF parece mais robusta.

Bom, dessa historia nasceu a ideia de escrever este blog, pretendo ir postando minha evolução, descobertas e problemas, acompanhem.

Guilherme






Nenhum comentário:

Postar um comentário