sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Rei da Sucata

Na minha procura por materiais para a Mendel90 me deparei com um "achado", encontrei uma pessoa especializada em vender sucata de impressoras pra técnicos retirarem peças.! Em São Paulo a gente acha cada coisa....


Como já havia ouvido vários comentários sobre reaproveitar as barras / eixos de impressoras como guias para as RepRaps resolvi dar uma passada lá.
Bom encontrei sucatas de impressoras Epson LQ2810, o que me pareceu promissor.

O resultado da "feira" foi bom, depois de desmontar tudo, limpar e até tirar uns pontinhos de ferrugem em algumas das barras, consegui uma variedade de barras cromadas, alguns motores, polias e correias. Além é claro da parte eletrônica das impressoras que ficaram na caixa de sucata.


Alem das barras de 8mm que serão as usadas na construção da impressora, fiquei com barras de 6mm, de 14mm, 16mm e algumas "quadradas". Quem sabe ainda uso para alguma coisa :)


Quando comecei a me convencer da ideia de montar uma RepRap, encomendei alguns rolamentos lineares (LM8uu), eles são baratos e me pareceu que eu os usaria de qualquer jeito. Por sorte eles chegaram bem rápido, então quando peguei as barras já estava com os rolamentos na mão, não resisti e fui logo experimentar como os rolamentos ficavam nas barras, agora promovidas a Guias Lineares.


Confesso que de primeira fiquei um pouco decepcionado, apesar do encaixe ser bem justo, sem folga perceptível, quando movimentei o rolamento ao longo da guia notei que para um lado o movimento era relativamente fácil, mas no sentido contrário "enroscava" bastante. De repente me lembrei de ter lido em um blog sobre uma lubrificação mínima necessária nas guia. Pinguei uma gota de óleo "Singer" e bingo !!! o rolamento desliza pra lá e pra cá  na guia sem resistência alguma, chega a ser impressionante a suavidade do movimento.

Um detalhe importante é que existem também barras de 5/16" que apesar das dimensões serem próximas à 8mm não servem, pois a pequena diferença gera uma folga que se transforma em vibrações e defeitos nas peças impressas.  

Agora posso "ticar" em minha lista de pendências as guias e rolamentos, já tenho as 8 guias e 10 rolamentos necessários.

Guilherme

Nenhum comentário:

Postar um comentário